Para quem vivia sujando a roupa com sorvete derretido, as Universidades de Edimburgo e Dundee, na Escócia tem uma boa notícia.
A novidade é a proteína BsIA, que promete acabar com o derretimento rápido dos sorvetes e picolés. Já presente na cadeia alimentar a proteína BsIA atualmente é usada para fermentar alguns alimentos e sua utilização na fabricação do sorvete foi muito eficaz em neutralizar o rápido derretimento do sorvete.
Ela age mantendo o óleo e a água, existentes nos sorvetes, sempre misturados impedindo a fuga do ar e revestindo os cristais de gelo, retardando o derretimento.
A proteína não impede o sorvete de derreter e sim o mantém estável por muito mais tempo e os pingos indesejáveis diminuem consideravelmente.
O fato da proteína unir o ar, a gordura e a água impede a formação daqueles cristais de gelo "separados" da parte cremosa do sorvete, tornando-o mais fino e leve, com uma textura mais homogênea.
A diminuição das calorias justifica-se pela substituição de parte da gordura pela proteína, ou seja, teremos um sorvete com menos gorduras saturadas, mais saudável e sem alteração do sabor!
0 comentários