Diariamente nosso organismo recebe toxinas presentes nos alimentos industrializados que ingerimos, nos resíduos de agrotóxicos, nos medicamentos, nos aditivos alimentares e assim por diante. Para combater essa "toxidade" diária, devemos buscar uma maior ingestão de alimentos desintoxicantes.
Alguns desses alimentos ricos em alguns nutrientes que contribuem para a eliminação de toxinas do corpo, ainda ajudam a emagrecer. A famosa dieta Detox.
Para efetuar a desintoxicação do organismo você deve ingerir (líquidos e sólidos) que vão estimular a eliminação pelo próprio corpo das toxinas presentes no organismo. Se você tenta e não consegue emagrecer, a resposta pode estar na quantidade de toxinas presentes no seu organismo e na sua falta de eliminação.
O corpo se intoxica com os agrotóxicos presentes nas frutas, verduras e legumes que ingerimos, isso aliado ao consumo de alimentos industrializados repletos de conservantes, propiciam uma lenta e gradativa toxidade. A lista de alimentos intoxicantes é grande, até os adoçantes aparecem na lista negra de alimentos cheio de toxinas.
A Dieta detox é capaz de retirar do corpo a maioria das toxinas, senão todos os rastros tóxicos ingeridos pelo organismo nos últimos dias. É uma dieta breve, que deve ser seguida entre três a seis dias apenas, não mais do que isso, porque restringe de forma rígida a alimentação, justamente para limpar o organismo de impurezas.
15 Alimentos Desintoxicantes que Ajudam a Emagrecer.
1. A Berinjela é um dos principais alimentos desintoxicantes que ajudam a emagrecer. É rica em água e por conter muitas fibras colabora com o bom funcionamento do intestino, consequentemente previne o câncer de cólon. Fornece uma boa quantidade de potássio, mineral que ajuda a regular a pressão arterial. A antocianina, responsável pela cor arroxeada do legume, um flavonoide com ação antioxidante é xcelente para o sistema circulatório.
2. A Avelã é rica em gorduras monoinsaturadas, que protegem contra o colesterol ruim (LDL), também é fonte de Cálcio, importante mineral para a saúde dos dentes e dos ossos, além de conter Magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B que ajudam a proteger o coração. É um importante anti-inflamatório.
3. O Açafrão também conhecido como Cúrcuma, tem ação anti-inflamatória, pode ser usado como tempero e sua principal propriedade é tonificar o sistema digestivo. Aém de combater gases intestinais e melhorar o funcionamento do fígado, o Açafrão possui uma substância chamada curcumina, que age como antioxidante e, em doses moderadas, é capaz até de prevenir tumores e Alzheimer.
4. O Aipo é um excelente aliado para ajudar no emagrecimento. Com poucas calorias e muitas fibras, o aipo ajuda a regular a digestão e ainda dá a sensação de saciedade. Isso acontece porque o vegetal estimula a produção de saliva e suco gástrico que, com as fibras, combatem os males digestivos.
5. A Amora faz parte do grupo das frutas vermelhas, poderosas agentes anticancerígenas, com alto poder antioxidante, que impedem a formação dos radicais livres, agindo contra o envelhecimento das células. Além disso, ela é rica em Cálcio, que ajudam a proteger os ossos da osteoporose, é eficaz para tratar problemas de garganta, como rouquidão e irritações.
6. As Ervilhas pertencem a família das leguminosas, a mesma do Feijão e da Lentilha. A ervilha é uma fonte de proteínas vegetais e carboidratos, nutrientes essenciais para uma boa saúde. Sais minerais, como Fósforo, Cálcio, Ferro e Potássio também estão na lista de nutrientes do grão, assim como o betacaroteno, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. As Ervilhas também possuem uma alta concentração de vitamina A e vitaminas do complexo B, em especial a B1, também conhecida como tiamina. É importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração, além de auxiliar no metabolismo da glicose.
7. O Gengibre é um alimento termogênico, muito utilizado para quem deseja emagrecer, a raíz acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal. É rico em substâncias antioxidantes que previnem tumores e doenças cardiovasculares, ajuda na beleza da pele afastando o envelhecimento precoce. O gengibre foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um remédio natural contra enjoos (exceto os da gravidez).
8. As Amêndoas são uma boa fonte de Cálcio e Magnésio que, juntos, atuam na contração muscular, têm ação anti-inflamatória e ajudam a regular a pressão arterial. A oleaginosa também contém arginina, que age como vasodilatadora, contribuindo para a redução do risco de doenças do coração e ajudando no tratamento de disfunção erétil. Possui ômega 3, um ácido graxo que atua na prevenção de doenças, como diabetes e colesterol. O nutriente também compõe a membrana o dos neurônios e, por isso, protege o cérebro, de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
9. A Semente de Girassol é rica em fibras, excelente opção para estimular o bom funcionamento do intestino e ajudar os órgãos do organismo a se livrar das toxinas, diminuindo a retenção de líquidos e favorecendo o emagrecimento. A semente ainda ajuda no controle dos níveis de triglicérides, colesterol total e colesterol ruim (LDL).
10. A Couve é uma excelente fonte em fibras, é rica em glicosinolato, fitoquímico que estimula a limpeza do organismo, eliminando substâncias que podem causar doenças e toxinas que ficam nas células de gordura. Além disso, possui sulforafano, uma substância que previne tumores.
11. O Farelo de Arroz é um alimento muito benéfico ao organismo, excelente fonte em diversos nutrientes. É um alimento funcional que age na prevenção e no tratamento de doenças crônico-degenerativas, como colesterol, câncer e diabetes, além de prevenir prisão de ventre e atuar na eliminação de toxinas.
12. A Cranberry é uma fruta rica em antioxidantes que ajudam na defesa do organismo, favorece o rejuvenescimento da pele e pode ser eficaz no tratamento e prevenção de infecção urinária, além de atuar na correção dos maus hábitos alimentares.
13. O Arroz Integral é uma fonte rica em vitaminas do complexo B, minerais e principalmente fibras. Diferente do arroz branco, o integral contribui para o funcionamento do intestino e sacia melhor a fome.
14. A Chia é rica em fibras e ômega 3 e 6, fonte de proteínas, antioxidantes, magnésio, Cálcio, Ferro e vitaminas do complexo B, zinco, Cobre, potássio e aminoácidos. Possui ação anti-inflamatória e grande capacidade de absorção de glicose, ideal para a prevenção do diabetes e controle da insulina.
15. O Gergelim é uma semente que oferece ao organismo uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, especialmente Vitamina E e do complexo B. O gergelim também auxilia no emagrecimento, já que as fibras insolúveis encontradas nele proporcionam maior saciedade.
0 comentários