É matemática simples e não tem como errar, para perder peso é necessário ingerir menos calorias. Mas ingerir menos calorias para quem gosta de comer é que é o X da questão.
Para se ter uma noção da dificuldade de se ingerir menos calorias, um indivíduo para perder um quilo por semana, precisa queimar ou cortar cerca de 3.500 calorias ao longo de 7 dias, ou seja, 500 calorias diárias a menos. Cortar calorias apenas com dieta não é uma tarefa fácil, então é necessário utilizar uma estratégia inteligente, cortando 250 calorias por dieta e queimando outras 250 calorias através de exercícios.
Para um menor impacto no seu cotidiano, prefira cortar as 250 calorias diárias através de um único item, por exemplo, o sorvete ou os doces, do que tentar cortar um pouquinho de cada coisa.
Também é importante não exceder a sua ingestão diária de calorias recomendada. Confira uma calculadora de calorias online para descobrir quantas calorias você pode consumir a cada dia, com base no seu peso atual e na sua meta de diária de perda de peso. Não se deve consumir abaixo de 1.200 calorias para evitar entrar em modo de inanição, o que faz com que seu corpo segure o peso, ao invés de perdê-lo. Basicamente para se perder peso é necessário fazer uma reeducação alimentar e para isso algumas dicas deverão ser seguidas.
Nesta árdua tarefa de perder peso é necessário buscar alimentos que lhe mantenham saciado por mais tempo, como por exemplo, ingerir fibras nas primeiras horas da manhã. Comece bem o seu dia.
Fique atento aos vilões de sua dieta, como por exemplo a ingestão de álcool, que além da energia em si, ainda tende em abrir o apetite.
Não existe perda de peso sem esforço e a academia deve ter sua atenção diária, principalmente para quem trabalha o dia todo e as vezes fica com preguiça de se exercitar a noite. Não pode ir a academia? Faça pelo menos alguma coisa mais simples em casa.
Abuse dos exercícios aeróbicos, eles são excelentes para acelerar o metabolismo. Estudos mostram que mesmo após o repouso o corpo continua queimando cerca de 190 calorias depois de uma corrida, por exemplo.
Para perder peso não dispense um ótimo aliado, a água. Além de hidratar ela ajuda a perder peso. Adicione ao cardápio alimentos que contenham água, você se sentirá mais satisfeito, ajudando evitar o consumo de outros alimentos mais calóricos.
Outro grande aliado são os legumes, use e abuse destes alimentos. Consumir de cinco a sete porções de legumes ao dia é excelente para quem pretende se manter em forma. Lembre-se sempre que as frutas e os vegetais são cheios de nutrientes bons e suas fibras ajudam na saciedade.
Para perder peso é preciso bom senso, não pense que só porque você fez exercícios pode comer mais. Este tipo de pensamento pode comprometer sua reeducação alimentar. Outro erro é dar menos alimento do que o corpo necessita, nada de radicalismo.
Tenha sempre em mente que as comidas industrializadas são as grandes vilãs contra a perda de peso. Para tirar todas as impurezas do seu organismo, tente uma dieta de duas semanas cortando todo o glúten, os açúcares refinados, laticínios, cafeína e álcool. É óbvio que a melhor opção são sempre os alimentos mais frescos possíveis, principalmente alimentos integrais e orgânicos.
A ordem é perder peso, use escadas, passeie com seu cão, use o aspirador-de-pó com vigor e ande de bicicleta. Tudo isso ajuda a queimar calorias e manter sua mente ativa.
Mantenha alimentos de qualidade sempre por perto, levar seu almoço ao trabalho ao invés de almoçar fora mantém o controle sobre o que você ingere, evite as tentações dos restaurantes.
Se for possível prefira fazer exercícios pela manhã, estudos apontam que as pessoas que se exercitam pela manhã se exercitam mais e consequentemente queimam mais calorias. Variar os exercícios também te dará mais ânimo, nada de mesmice.
Os músculos queimam mais calorias que os tecidos adiposos. Na sua rotina de exercícios procure adicionar o uso de pesos, isso ajudará emagrecer com mais facilidade e transformar gordura em músculo.
Utilize estratégias para enganar o cérebro, procure cortar os alimentos em pequenos pedaços, a sensação é de que se esta comendo a mesma quantidade de alimentos, mas na realidade será bem menos. O uso de pratos na cor escura também ajuda a deixar os alimentos mais atraentes, principalmente as sobremesas. Evite deixar guloseimas a mostra, o que os olhos não vê, a barriga não sente. Controle ao máximo o tamanho das porções que você ingere. Dividir com os amigos, comunidades virtuais de vigilantes do peso e com o seu companheiro, sua reeducação alimentar te dará mais força de vontade e ânimo para vencer as dificuldades.
Anotar tudo o que se come te dará controle sobre o quanto se pode consumir e ajuda a evitar os exageros. Estudos mostram que quem anota o que come diariamente perde mais peso. Estabeleça num caderninho sua meta de exercícios na semana e ingestão de calorias. É você no controle.
Procure dormir bem, afinal pessoas cansadas não tem energia para se exercitar corretamente, além disso, dormir bem ajuda proteger o sistema imunológico. Lembre-se as pessoas que dormem menos comem mais.
Fuja dos alimentos ricos em sódio e açúcares, tenha sempre por perto frutas e verduras.
Quando conseguir atingir seu objetivo de perda de peso, fique vigilante, nada de cair em tentações. Sempre coma mais vezes, em menor quantidade. Comer mais vezes, de cinco a seis ao dia, ajuda a acelerar o metabolismo.
0 comentários