Analisando os dados referentes à saúde, à alimentação, a rotina de exercícios e também os maus hábitos, como o álcool e o tabaco, de mais de 130 mil participantes, a Escola Pública de Saúde de Harvard, nos EUA, concluiu que muitos alimentos considerados ‘saudáveis’ podem ser os responsáveis pelo aumento de peso.Durante mais de 24 anos foram analisados detalhadamente um vasto leque de frutas, legumes e verduras, como também foi feito o acompanhamento da saúde de milhares de participantes.
Segundo a pesquisa basta uma porção extra diária de determinados alimentos para, em quatro anos, o peso aumentar significativamente. A ingestão de uma dose extra de milho verde é capaz de fazer engordar cerca de um quilo, já as ervilhas podem levar a um acréscimo de meio quilo na balança e em terceiro lugar, as batatas que já eram consideradas inimigas da dieta, fizeram engordar cerca de 335 gramas.
A couve coração, as cebolas, os pêssegos e as ameixas são outros alimentos saudáveis que, quando consumidos acima da dose diária recomendada, podem provocar um aumento do peso.
Na pesquisa se sairam bem o tomate, a laranja, a banana, o melão, o aipo, a cenoura, a uva, o abacate, a alface, o espinafre, a couve de Bruxelas, a toranja, a uva passa, o brócolis, as malaguetas, o morango e o feijão verde, que ao contrário dos alimentos citados anteriormente foram capazes de fazer perder peso, quando consumidos numa dose extra todos os dias. O mesmo acontece com a maçã, a pera, a ameixa seca, a couve-flor e os mirtilos, capazes de fazer emagrecer perto de um quilo.
Para ter uma alimentação saudável não basta apenas comer verduras, legumes e frutas, é preciso saber o que cada um tem para oferecer e escolher as melhores opções para a necessidade de cada individuo, seja perder peso, ganhar peso, desintoxicar ou ganhar mais energia.
0 comentários